domingo, 8 de setembro de 2013

400 em 1

"No ciclo da História de Portugal que se iniciou com a fundação do reino no século XII e se finaliza no século XVI com um categórico corte ideológico, encontramos três fases com os seus tempos fortes: a da fundação, a da consolidação, e a da expansão. A cada um destes tempos fortes podemos associar um dos grandes monumentos nacionais: Alcobaça no tempo da fundação, Batalha no tempo da consolidação do reino de Portugal, e os Jerónimos no tempo da epopeia marítima, da expansão. Em paralelo, mais esotericamente, Tomar está presente em todo esse ciclo glorioso da História Mítica Portuguesa, ciclo que termina no século XVI com a entrada da Inquisição em Portugal e a neutralização da Ordem de Cristo."
- Paulo Loução in Lugares Inesquecíveis de Portugal

Fui recentemente visitar, pela primeira vez, o Convento de Cristo em Tomar. Fiquei deslumbrada com a riqueza arquitectónica daquele monumento que tanto me transportou para o universo do ‘Game of Thrones' como me fez sentir num palácio florentino da Renascença, ou ainda num riad na Medina de Marrakech. É, como explica a citação acima transcrita, um concentrado fascinante dos primeiros 400 anos da História de Portugal. Recomendo a todos a visita e pergunto: parece-vos bem esta sala para a minha festa de casamento?






Sem comentários:

Enviar um comentário