terça-feira, 10 de setembro de 2013

Top 3: O melhor de estar de volta a Portugal

Faz hoje três meses que voltei para Portugal (note-se que isto significa que cheguei no dia 10 de Junho, o que, não tendo sido propositado, interpreto com sendo um bom presságio).

Já passei por muitos altos e baixos, emoções e desilusões, clichés e surpresas. Hoje deixo-vos aqui o  meu top 3 do melhor de estar de volta a Portugal*:

1. Estar perto da família. No meu caso muito perto mesmo, pois partilho a morada com a maioria dos meus familiares mais próximos. Posso passar uma semana inteira sem os ver ou sequer os cruzar nas escadas, mas sei que estão aqui por perto. Sei que não vou falhar mais aniversários nem jantares de domingo. Sei que lhes posso sempre ir bater à porta, seja para cravar um jantar, pedir o número de telefone de um electricista capaz ou simplesmente usufruir da sua companhia. E isso, após 12 anos de vida longe de casa, é impagável.

2. O tempo: sempre igual. Mas não vou desenvolver este ponto para não irritar os meus amigos que vivem em terras onde, por esta altura, já apetece ligar o aquecimento central.

3. Poder falar a minha língua em todo o lado. Parece - e é - óbvio, mas tem sido uma fonte de bem-estar que eu não tinha de todo antecipado. Foi ao sentir um enorme alívio por poder falar em português no café, nos correios, no banco, que realizei a energia que a pessoa gasta quando tem de tratar de todas as pequenas tarefas diárias numa língua que não é a sua. Lembro-me de sentir um calorzinho interior quando ia à mercearia portuguesa de Bruxelas, mas nunca associei isso ao facto de poder lá falar português. Pensava que era porque lá havia embalagens de papa Cerelac, conservas da Compal, Belgas, croquetes e rissóis congelados. Ou porque me ofereciam um cafezinho na altura de pagar e que me tratavam por ‘menina’. Mas agora percebo porquê: é porque a pessoa só se sente realmente em casa na sua língua.


* Os cépticos que tenham paciência, também há um top 3 do pior que não deixará de aqui ser publicado brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário