terça-feira, 1 de outubro de 2013

Por este país fora

No primeiro post que publiquei neste blog expliquei ter vontade de aproveitar estes meses sabáticos para ir à descoberta do país, da sua história, dos seus monumentos e das suas paisagens. Quem me conhece sabe que quando eu decido fazer alguma coisa, ponho mãos à obra e sou incansável até ter a satisfação do dever cumprido (e bem executado). Pois bem, este projecto não fugiu à regra e já vi mais do país nos últimos 4 meses do que em todos os anos que cá vivi.


Primeiras conclusões:

1. O norte é uma maravilha, inclusive em termos de praia. Eu estou habituada a fazer praia a sul de Lisboa (sobretudo na Caparica e no Malhão) e adoro. Mas as praias a norte de Lisboa, a começar logo em Santa Cruz, passando pela Nazaré e até Carreço, têm uma força especial e uma beleza natural muito envolventes. Sinto-me lá bem.

2. Fazer turismo nacional tem uma grande vantagem: como está tudo às moscas, desde as auto-estradas aos monumentos (salvo em Sintra), só temos que partilhar os lugares que visitamos com uma mão cheia de turistas provenientes do mundos inteiro (tenho visto muitos franceses, alemães, russos e alguns japoneses). Por um lado é agradável, pois ninguém quer andar aos encontrões ou ter de esperar para entrar; por outro lado é triste: poucos visitantes geram poucas receitas, o que significa maiores dificuldades no financiamento necessário para a conservação dos monumentos. Para além disso, há um sub-aproveitamento dos espaços que poderiam acolher conferências, casamentos, espectáculos. Não só isso geraria mais receitas como traria um novo fôlego a estes monumentos um pouco ao abandono.

3. Viajar em Portugal é caro e não compensa andar de comboio ou autocarro.

Quanto aos meus lugares de eleição, aqui ficam os meus 'top 3' nas categorias 'monumentos', 'natureza', 'história + cenário natural':

Monumentos:

1. Bom Jesus (Braga)



2. Convento de Cristo (Tomar)


3. Mosteiro da Batalha (Batalha), em particular as suas capelas imperfeitas




Categoria história e cenário natural:

1. Cabo Espichel

2. Serra de Sintra
 
3. Mata do Buçaco


Categoria natureza:

1. Praia da Ursa


2. Serra da Estrela


3. Praia de Carreço


Sem comentários:

Enviar um comentário